O filme tá nos principais cirtuitos comerciais da cidade:
UCI Shopping Aeroclube - Sala 9 ( 158 lugares)
15:15; 17:40; 20:05
Multiplex Iguatemi - Sala 5 ( 236 lugares)
13:15; 15:10; 17:10; 19:10
Cinemark - Cinemark 1 ( 318 lugares)
14:00; 16:10; 18:20; 20:30; 22:30
Leilão Christie’s de cartazes de cinema
0 Comentário(s) Publicado por regina gomes em domingo, março 29, 2009.O poster de Chelsea Girls (1966), filme de Andy Warhol e Paul Morrissey: arrematado por 12.000 reais.
A primeira trilogia de Guerra nas Estrelas ganhou, em 1980, este cartaz, leiloado por 6.500 reais.
O cartaz do italiano Ercole Brini para Sabrina (1954), de Billy Wilder - o mais alto preço do leilão: 36.500 reais.
1o congresso de jornalismo cultural
0 Comentário(s) Publicado por regina gomes em quarta-feira, março 25, 2009.Revista Cult promove 1º Congresso de Jornalismo Cultural em São Paulo
Entre os dias 4 e 8 de maio de 2009, será realizado na cidade de São Paulo o 1º Congresso de Jornalismo Cultural – uma iniciativa da Revista Cult. O evento acontecerá no TUCA, Teatro da Universidade Católica da PUC-SP.
O congresso visa promover a reflexão e o debate sobre o pensamento contemporâneo, as várias identidades culturais e o espaço nas publicações para a difusão dessa diversidade. As palestras serão ministradas por profissionais do meio acadêmico e do jornalismo cultural. A programação inclui painéis de crítica musical, literatura, cinema, televisão, internet, teatro.
A programação completa do evento e as formas de inscrição podem ser consultadas na página:
http://www.espacorevistacult.com.br/congresso/default.html
10h - CINEMA
A criação e a crítica
Fazer cinema e escrever sobre cinema
Com:
Isabela Boscov - crítica de cinema da revista Veja
Bráulio Mantovani - roteirista de cinema, autor, entre outros, do roteiro de Cidade de Deus
Luiz Zanin - crítico de cinema e editor de cultura do jornal O Estado de S. Paulo
Sergio Rizzo - professor da Fundação Armando Álvares Penteado, da Universidade Mackenzie e crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo
As mesas do V Panorama internacional de cinema
0 Comentário(s) Publicado por regina gomes em sexta-feira, março 20, 2009.O poder revelador da montagem
Bate papo com Daniel Rezende, diretor do curta Blackout e montador de Cidade de Deus e Tropa de Elite. Indicado ao Oscar 2004 de melhor montagem por Cidade de Deus.
Dia 20/03, sexta-feira, 10h
Razões e motivos no processo criativo da imagem
Bate papo com Walter Carvalho, premiado cineasta (Budapeste, Cazuza, entre outros) e diretor de fotografia (Erva do Rato, Central do Brasil, entre outros!).
Dia 23/03, segunda-feira, 10h
A preparação de atores
Bate papo com Fátima Toledo, preparadora de elenco de Cidade de Deus e Tropa de Elite e diretora do curta Um Príncipe Encantado
Dia 23/03, segunda-feira, 17h
A Redenção de Meteorango em Superoutro
Coordenação: André Setaro
Debatedores: Edgard Navarro, André Luiz Oliveira e Petrus Pires
Em 2009 Redenção completa 50 anos. Meteorango Kid faz 40 anos e Superoutro 20. Para além das comemorações, a mesa discute estes três filmes fundamentais da cinematografia baiana e relações de continuidade e descontinuidade entre eles.
Dia 20/03, sexta-feira, 17 h
Direito de autor e direito de imagem – a relação entre quem filma e quem é filmado
Coordenadora: Amaranta Cesar
Debatedores: Henrique Dantas, Marcelo Rabelo, Isabela Cribari.
A representação do outro é sempre uma questão delicada no documentário. Como mostrar e falar sobre esse outro que existe na vida real? Nem sempre o resultado agrada ambos os lados da câmera. Quais são os direitos dos documentaristas sobre os filmes? E os das pessoas que emprestam sua imagem e voz para o documentário?
Dia 21/03, sábado, 15h
Experimentações no documentário brasileiro
Coordenador: Cláudia Mesquita
Debatedores: Carlos Nader e Daniel Caetano
A mesa pretende discutir obras que resistem a uma classificação rígida: ficção, documentário, ensaio? Filmes e artistas que expandem as fronteiras do audiovisual para criar polêmica, reflexão e poesia.
Dia 22/03, domingo, 15h
Lançamento do Livro Serras da Desordem, Daniel Caetano (org.)
Dia 22/03, domingo, 17h
Filmes de Baixo Orçamento
Coordenação: Daniel Caetano
Debatedores: Ronaldo Guedes, José Eduardo Belmonte, Daniel Bandeira e Damien Chemin.
A mesa discute filmes com propostas cinematográficas diversas mas com pelo menos um ponto em comum: o pouco dinheiro de patrocínio.
Dia 23/03, segunda-feira, 15h
Coquetel em homenagem aos 70 anos de Glauber Rocha
Dia 25/03, quarta-feira,18h
Filmefobia: fronteiras entre ficção e real
Coordenação: João Carlos Sampaio
Debatedores: Jean Claude Bernardet e Hilton Lacerda
A mesa discute Filmefobia, documentário fictício que narra uma experiência realizada por Jean-Claude Bernardet (um dos principais estudiosos do cinema brasileiro). Neste filme Bernardet interpreta a si mesmo (assim como toda a equipe do filme). Aí ele dirige uma experiência que explora os limites psicológicos de fóbicos que são colocados em situações emocionalmente fortes. A sua premissa é que a única imagem possível e verdadeira é a de um fóbico diante de seu medo. Um making of acompanha essa experiência, mostrando as relações de Jean-Claude com sua equipe, revelando processos e conflitos.
CHAMADA PARA PESQUISADORES RESIDENTES NO BRASIL
SOCINE
Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
XIII Encontro da SOCINE
7 a 10 de outubro de 2009
ECA-USP, São Paulo, SP
Estão abertas as inscrições para o XIII Encontro Internacional da SOCINE, que será realizado na ECA-USP, em São Paulo. Esse ano, a SOCINE terá três modalidades de participação: mesas pré-constituídas, comunicações individuais, inscrição em Seminário Temático.
O recadastramento dos sócios e o pagamento da anuidade referente a 2009 poderá ser feito apenas no site da entidade (www.socine.org.br), conforme calendário ali disponível. Para iniciar o processo, por favor, clicar em “área do associado”. Após atualização da ficha cadastral, o usuário será redirecionado para a área do associado a fim de gerar o boleto bancário para pagamento. Lembramos que o valor para profissionais é R$ 100,00, e para estudantes R$ 50,00. O pagamento da anuidade é imprescindível para a realização da inscrição, por isso as duas etapas não poderão ser feitas no mesmo dia (é preciso esperar três dias úteis para a compensação do banco e liberação do site).
As inscrições para o encontro, que se constituem pelo envio do resumo para comunicações individuais, mesas pré-constituídas ou seminários temáticos, serão feitas eletronicamente pelo site da SOCINE, sendo obrigatório o prévio recadastramento e pagamento da anuidade. Ressaltamos que o processo é realizado em duas etapas: é preciso atualizar o cadastro, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento da anuidade com pelo menos três dias de antecedência em relação à inscrição dos resumos. Esse é o tempo necessário para que o pagamento seja cadastrado e o nome do sócio liberado para inscrição, ou seja, não é possível fazer no mesmo dia o cadastramento/pagamento e a inscrição.
Lembramos que o pagamento da anuidade é condição sine qua non para que as propostas de comunicação possam ser inscritas no site, pois o encontro da SOCINE é um encontro apenas de associados. É este pagamento que dá direitos a que os associados inclusive participem das instâncias decisórias da entidade, conforme estabelecido no estatuto (disponível em www.socine.org.br). Da mesma forma, o posterior pagamento da taxa de inscrição (caso o trabalho seja aprovado) é obrigatório para apresentação de trabalhos nos encontros. Por isso mesmo, observe com atenção a data limite para pagamento da inscrição daqueles que tiveram seus trabalhos selecionados, disponível no website a partir da divulgação dos selecionados.
Será possível também a inscrição sem apresentação de trabalhos para aqueles que desejarem assistir ao encontro e receber o certificado de participação, após a divulgação da programação final.
O calendário está disponível no site. Outras informações da associação também serão divulgadas pela nossa mailing list (socine-brasil@yahoo.grupos.com.br) que é aberta tod@s.
Lembramos que NÃO SERÃO ACEITAS inscrições enviadas por email.
As inscrições (feitas pelo site) deverão ser escolhidas entre as TRÊS CATEGORIAS, cada qual com as seguintes exigências:
a) COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS: título, resumo expandido de até 4000 caracteres (com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (500 caracteres), mini-currículo (500 caracteres).
b) MESAS PRÉ-CONSTITUÍDAS (3 PARTICIPANTES obrigatórios): título, resumo da proposta da mesa, a cargo do coordenador da mesa (até 1000 caracteres); resumo expandido (até 4000 caracteres com espaço) e resumo (500 caracteres) de cada proposta individual de comunicação integrante da mesa, bibliografia (500 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres) para cada um dos participantes da mesa.
A inscrição das apresentações de trabalhos integrantes da mesa deverá ser realizada individualmente por cada um dos três componentes da mesa, inclusive pelo coordenador, em momento posterior à inscrição da mesa. As mesas deverão ser compostas por doutores, de pelo menos duas instituições diferentes.
c) APRESENTAÇÕES INDIVIDUAIS EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS: título, resumo expandido de até 4000 caracteres (com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (500 caracteres), mini-currículo (500 caracteres), preenchida individualmente por aqueles que quiserem propor trabalhos a serem apresentados no seminário escolhido. A inscrição deve ser realizada diretamente no seminário escolhido, também via site. Os resumos das propostas dos seminários encontram-se disponíveis no site da Socine.
O cadastramento e a inscrição para o XIII Encontro Internacional da SOCINE estão sendo efetuados em três etapas, descritas a seguir:
ETAPA 1 – Recadastramento eletrônico de sócias/sócios e o pagamento da anuidade através do website. O pagamento é obrigatório para a segunda etapa (inscrições).
ETAPA 2 – Inscrição eletrônica das propostas, em apenas uma das modalidades possíveis.
ETAPA 3 – Pagamento da taxa de inscrição no encontro através do website.
Sumário
PRÓLOGO
A ESTÉTICA DO TRABALHO DE CAMPO CONTEMPORÂNEO EM ARTE E ANTROPOLOGIA: EXPERIÊNCIAS DE COLABORAÇÃO E INTERVENÇÃO
George E. Marcus
PARTE 1 - IMAGEM E CONHECIMENTO
1. IMAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS: TRAJETÓRIA DE UMA RELAÇÃO DIFÍCIL
Sylvia Caiuby Novaes
2. SIGNIFICADO E SER
David MacDougall
3. SIGNIFICADOS E SENTIDOS EM TEXTOS E IMAGENS
Andréa Barbosa
4. ATRIBUIÇÃO DE AUTORIA EM OBRAS-DE-ARTE: A QUESTÃO DA EVIDÊNCIA NA HISTÓRIA DA ARTE
Jean-Louis Fabiani
PARTE 2 - IMAGEM E PESQUISA
5. DA NEGAÇÃO: AUTORIA E REALIZAÇÃO DO FILME ETNOGRÁFICO
Paul Henley
6. COMO INCORPORAR A AMBIGUIDADE? REPRESENTAÇÃO E TRADUÇÃO CULTURAL NA PRÁTICA DA REALIZAÇÃO DO FILME ETNOGRÁFICO
Catarina Alves da Costa
7. VÍDEO, MÚSICA E ANTROPOLOGIA COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA INTERSUBJETIVA
Rose Satiko Gitirana Hikiji
8. A CONSTRUÇÃO DE SI MESMO: UMA EXPERIÊNCIA ETNO-AUDIOVISUAL COM OS POVOS TUPI-MONDÉ
Priscilla Barrak Ermel
9. COMUNICAÇÃO, TRADUÇÃO E ALTERIDADE: IMAGENS E PESQUISA ENTRE OS BORORO DO MT
Edgar Teodoro da Cunha
10. ABELHAS, ARANHAS E PÁSSAROS: ALGUMAS IMAGENS DO MOVIMENTO
Francirosy Campos Barbosa Ferreira
PARTE 3 - IMAGENS EM ANÁLISE
11. IMAGENS PERIGOSAS: A POSSESSÃO E A GÊNESE DO CINEMA DE JEAN ROUCH
Renato Sztutman
12. QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS DA RELAÇÃO ENTRE CINEMA DOCUMENTAL E CIÊNCIAS SOCIAIS
Paulo Menezes
13. MODOS DE VER A CLASSE TRABALHADORA
Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz
14. WEB E ANTROPOLOGIA: REDES DE DIÁLOGOS, DE TROCAS SOCIAIS E DE NOVAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO OUTRO. O CASO DOS DOGON E DOS WAYANA
Denise Barros e Paula Morgado
POSFÁCIO
A LAMA E O PÓ
Miriam Moreira Leite
Livro de Bordwell em Português
0 Comentário(s) Publicado por regina gomes em domingo, março 01, 2009.Já está disponível nas livrarias o primeiro livro de Bordwell em português. O crítico norte-maericano é hoje o pesquisador mais interessante do cinema. O preço é que está salgado: 79,90 reais
Sinopse
Um filme conta sua história não apenas por meio do diálogo e da atuação, mas também pela direção de cena, que indica um estilo. Este livro mostra de que modo a encenação cinematográfica revela a trama, transmite a emoção e encanta o espectador com o auxílio da composição pictórica.
David Bordwell percorre a história do cinema e ilustra suas análises com mais de quinhentos fotogramas de filmes, com destaque para as contribuições de quatro diretores: Louis Feuillade, mestre das séries da década de 1910, cuja produção é examinada em profundidade; Kenji Mizoguchi, o grande cineasta japonês do período entre 1920 e 1950; Theo Angelopoulos, que começou sua carreira como um modernista político, no final dos anos 1960, e Hou Hsiao-hsien, que na década de 1980 se tornou o mais proeminente diretor asiático. Em perspectiva, Bordwell tece comentários sobre filmes de diversos cineastas importantes, como Howard Hawks, Michelangelo Antonioni, Ozu Yasujiro, Kitano Takeshi, entre tantos outros.
Sumário
AGRADECIMENTOS
1. ENCENAÇÃO E ESTILO
2. FEUILLADE, OU A NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA
3. MIZOGUCHI, OU A MODULAÇÃO
4. ANGELOPOULOS, OU A MELANCOLIA
5. HOU, OU OS LIMITES
6. ENCENAÇÃO E ESTILÍSTICA
ÍNDICE