Pioneira da crítica feminista no Brasil
0 Comentário(s) Publicado por regina gomes em sábado, setembro 02, 2006.Laura Mulvey está no Brasil, mas infelizmente não na Bahia. A pesquisadora veio dar palestras e um curso especial na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
"Antes, o espectador assistia a qualquer filme à velocidade de 24 quadros por segundo. A tecnologia digital deu ao espectador a possibilidade de alterar a velocidade do filme, parando, repetindo, pulando trechos, assistindo por capítulos. Esse espectador pode controlar o filme tanto em termos estéticos quanto talvez em termos eróticos".
"Ao retornar a filmes já vistos no cinema a partir da posição do espectador que interrompe a narrativa, salta capítulos, volta, congela a imagem, é possível falar de um cinema de tempo, reflexivo, mesmo no interior de filmes de ação, onde o privilégio do movimento dificulta a reflexão".
"Psicose" me parece híbrido. Hitchcock experimenta o colapso da narrativa com o desaparecimento da protagonista no meio do filme".
LAURA MULVEY
cineasta e professora de cinema
"Antes, o espectador assistia a qualquer filme à velocidade de 24 quadros por segundo. A tecnologia digital deu ao espectador a possibilidade de alterar a velocidade do filme, parando, repetindo, pulando trechos, assistindo por capítulos. Esse espectador pode controlar o filme tanto em termos estéticos quanto talvez em termos eróticos".
"Ao retornar a filmes já vistos no cinema a partir da posição do espectador que interrompe a narrativa, salta capítulos, volta, congela a imagem, é possível falar de um cinema de tempo, reflexivo, mesmo no interior de filmes de ação, onde o privilégio do movimento dificulta a reflexão".
"Psicose" me parece híbrido. Hitchcock experimenta o colapso da narrativa com o desaparecimento da protagonista no meio do filme".
LAURA MULVEY
cineasta e professora de cinema
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