Monstros vs Alienígenas vs Clichê


Monstros vs Alienígenas é um filme que apresenta a história de Susan, uma noiva prestes a se casar com um esnobe jornalista de um canal televisivo. No entanto, pouco tempo antes da cerimônia, um estranho corpo vindo do espaço colide justamente com esta garota. Este “encontro”, ainda nos primeiros minutos não causa o estranhamento natural para a situação, mas já na igreja os convidados e o próprio noivo detectam sinais em Susan, totalmente atípicos para um ser humano normal.
Susan torna-se uma gigante, seus olhos ficam “fluorescentes” e, sem muitas explicações, ela aparece em um “abrigo”(prisão) de monstros/aberrações que, com trajetórias e motivos particulares, acabaram naquele lugar e tornaram-se amigos. A partir daí, trava-se uma luta entre Monstros (Susan e seus novos amigos) e Alienígenas (criaturas oriundas de outro planeta), tendo como resultado da batalha o esperado triunfo do bem. Entretanto, até aqui, e durante o desenvolvimento da narrativa por completo, não é possível identificar novidades em termos de composição fílmica. A luta entre o bem e o mal, a não aceitação do diferente são temas utilizados de forma recorrente nas obras, principalmente no gênero animação, mas, há de se ressaltar que é a forma como estas temáticas são abordadas que se torna possível fazer uma distinção entre o que é bem feito do que não é.
Não há de se negar que a animação, a nível estético, é interessante. Sob o ponto de vista conteudista, é clichê e nem um pouco surpreendente. Consegue, com certeza, tirar algumas risadas do público infanto-juvenil, mas deixa a desejar para o espectador acostumado com a excelência de algumas obras do gênero, tais como Shrek, Procurando Nemo.
Tratando destes dois últimos casos, ainda é correto afirmar que o gênero Animação tem gradativamente entrado no universo simbólico do público adulto. Anteriormente (não muito tempo atrás), a linguagem dos filmes de animação correspondia à limitação de temáticas do mundo infantil, mas, o que se pode visualizar e admitir com toda certeza é que cada vez mais os animes fazem parte do um espaço comum a adultos e crianças. A produção do sentido, obviamente, adquire sua plenitude e riqueza com a interpretação daqueles, mas, ainda assim consegue agradar o gosto dos mais jovens.
E, voltando ao Monstros vs Alienígenas, para quem não gosta muito de animação é uma boa pedida pro fim de semana.

1 Comentário(s) para “Monstros vs Alienígenas vs Clichê”

  1. # Blogger regina gomes

    É isso aí, Carol. E eu esperando uma crítica sobre algum documentário...  

Postar um comentário

Busca


Blog GRACC

Um Blog coletivo sobre Crítica Cinematográfica, mantido pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Análise de Crítica de Cinema, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador.


  * E-mail GRACC


O GRACC faz:

 

 


 


Elenco
do GRACC

- Regina Gomes
- Caroline Martins
- Elva Fabiane
- Fernanda Félix
- Gustavo Ferreira
- Lucas Almeida



Memórias
 



XML



<BODY>