A crítica vem perdendo credibilidade?


Gracc,
Infelizmente, não temos um festival deste porte em Salvador. Só nos resta acompanhar pela internet.


Mostra discute "crise da cinefilia"

31ª edição do festival internacional de filmes de SP traz diretor da Cinemateca Francesa para debater o tema

Serge Toubiana coordenará as discussões; Leon Cakoff, fundador da Mostra de SP, afirma que "os críticos estão perdendo a credibilidade"

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de anunciar os mais de 400 filmes programados para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o fundador do evento, Leon Cakoff, afirmou, no último sábado: "A cinefilia está em crise. Nós, críticos, estamos perdendo a credibilidade".
A partir dessa constatação, Cakoff decidiu transformar os rumos do cinema e o papel que corresponde à crítica na era da revolução tecnológica em tema central de discussões da próxima Mostra (de 19/10 a 1º/11).
O escritor, crítico e atual diretor da Cinemateca Francesa, Serge Toubiana, aceitou coordenar os debates em torno da questão. A Mostra promoverá ainda o lançamento da edição brasileira (pela Cosacnaify) do livro de ensaios "A Rampa" (1983), do crítico francês Serge Daney, cujo título, na opinião de Cakoff, sintetiza a função da crítica, atualmente em xeque.
"A crítica deveria construir, com o cinema, um pensamento humanitário e filosófico, e não apenas dizer se um filme é bom ou ruim", afirma. "Sou crítico. Caiu a ficha. Estamos perdendo [a comunicação com] a platéia. Hoje, a cinefilia não é mais como no meu passado", observa.
Fonte: Folha de São Paulo, Ilustrada, 08.10.2007

4 Comentário(s) para “A crítica vem perdendo credibilidade?”

  1. # Blogger Caroline Martins

    No último texto que lemos (se não me engano de Daniel Piza), o autor deixa isso bem claro: qual a função e o papel da crítica. No entanto, acho que, somando a oralidade cada vez mais acentuada da sociedade, o forte poder da imagem, bem como a possível "necessidade" de informações cada vez mais resumidas e superficiais (a quantidade de estrelinhas que elucidam o veredicto, por exemplo)já seria esperado que a crítica tivesse sua importância relativizada. Em alguns (espero eu, muitos) anos, acho que a crítica vai se equiparar à funcionalidade de uma obra de arte.  

  2. # Anonymous Anônimo

    muito legal!
    que esse debate de muito que falar!!  

  3. # Blogger regina gomes

    Este comentário foi removido pelo autor.  

  4. # Blogger regina gomes

    Carol,

    Apesar da fase de reestruturação ou mesmo de "crise", não podemos esquecer que a crítica é parte constituinte da obra de arte.  

Postar um comentário



<BODY>