Estamira



Em Maceió, assisti ao maravilhoso Estamira. O documentário de Marcos Prado, que ganhou Festival do Rio em 2004, é perturbador não só pela temática explorada - o relato de uma mulher pobre, descrente e seu discurso inclassificável - mas sobretudo pelo tratamento estético dado às imagens. A câmara, que acompanha Estamira por anos, concede movimentos que fogem a regra codificada dos documentários (câmara quase sempre parada) e contextualiza a cena com planos de detalhes incríveis, seja uma mão tremulante de Parkinson seja um falso lustre dependurado no teto da casa. E o que dizer da fotografia que passa de P&B ao colorido com uma harmonia pouca vezes vista no cinema. Tudo no filme me encantou: o roteiro, a música, os enquadramentos e o discurso de Estamira. Foi o melhor documentário brasileiro que vi nos últimos anos.
http://www.estamira.com.br/


Segue abaixo crítica de Inácio Araújo

Crítica


Profetiza do lixo nasce de bela fotografia

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nos anos 60, o CPC ia ao povo em busca de uma verdade nacional.
Eram sambistas, cangaceiros, artesãos ou futebolistas os que pareciam produzir o segredo de nossa salvação. Eram os anos Guarnieri -para lembrar o autor de "Eles Não Usam Black-Tie"-, os anos Augusto Boal.
Uma ditadura militar e a decadência da URSS nos fizeram enterrar ilusões. Uma nova geração, nos anos 80, desperta para os visionários dos anos 70 (e 60 também), que tinham passado quase em branco, como "marginais". Eram Sganzerla, Bressane, Mojica, Zé Celso.
Passamos a acreditar que a cultura podia ser a salvação. Como chegamos aos anos 2000? Talvez seja essa a principal questão que este filme propõe ao público. "Estamira" nasce do longo trabalho fotográfico de Marcos Prado no lixão do Jardim Gramacho, no Rio. É ali que ele conhece Estamira.
Não é preciso mais do que alguns segundos para perceber que não estamos mais nos anos 60. Em meio ao lixo, essa visionária se dispõe a "revelar a verdade", a mostrar o que está "além dos além", aquilo que "cientista nenhum viu".
O diagnóstico clínico de Estamira é esquizofrenia. Pode ser. Mas esse é um mal de quase todo profeta, de modo que Estamira não interessa como caso clínico senão aos especialistas.
É de imagens que se trata: uma profetiza em meio aos abutres, proferindo frases grandiloqüentes, intercaladas com momentos em que se comunica por grunhidos que compõem um simulacro de língua pessoal. É uma mulher cujo discurso parece fazer parte do lixo que ela recolhe para sobreviver: um ajuntamento de palavras incapazes de fazer sentido.
Mas não percebemos essa ausência de sentido como loucura. Seu discurso até parece, às vezes, com passagens delirantes dos filmes de Glauber Rocha. Ou de Zé do Caixão. Quem será, por exemplo, esse Trocadilo a que se refere? Parece um Deus decaído, vingativo e mau, contra quem o homem precisa se levantar. Ele é a expressão do "esperto ao contrário" -outro personagem recorrente de suas perorações.
O que diz Estamira quase nunca faz sentido. Mas a questão é: o que mais faz? Já que somos tão sãos, poderíamos tentar responder isso. Estamos no lixão do século 21. As palavras que procuram dar forma ao real não raro se atropelam, se recusam a significar. Mas também podem se arranjar em sua força com radicalidade niilista, como nos discursos contra Deus, obscuros e sublimes.
É possível objetar que Prado cria um lixão terrivelmente fotogênico. Isso talvez seja necessário para o espectador suportar o longo convívio com essa paisagem inóspita. Pois, acima de tudo, é ela que nos informa sobre o local consignado ao povo brasileiro no novo milênio.


ESTAMIRA

8 Comentário(s) para “Estamira”

  1. # Blogger Elva

    oie professora,

    obrigada! gostei muito de ver seu comentário na minha tentativa de fazer um blog.
    A experiência de apresentar o trabalho sobre Simpsons e Family Guy foi bastante interessante, diferente e importante para mim. Fico muito feliz que tenha gostado!

    Bem, não assisti este documentário. Aliás os últimos documentários que vi, foram na XXXVIII Jornada de Cinema da Bahia.

    Um dia espero ter mais oportunidades de ver documentários, e curtas assim.

    bjos  

  2. # Anonymous Anônimo

    Mais um comentário de aluna...

    relembrando uma certa aula, ou melhor um certo minicurso que tivemos, dirigido por essa mesma escritora (Regina Gomes) entramos numa discussão sobre as estrelinhas que são dirigidas aos filmes, curtas e documentários que são veiculados.

    Então, professora (que admiro) :)
    essas 4 estrelinhas dado ao Estamira...a que se destina especificamente?

    Já havia visitado o blog e agora retornei "linkada" pelo blog da minha querida amiga, Elva.

    Gostei mais uma vez do que vi!

    Abraços,
    Alice  

  3. # Anonymous Anônimo

    hehehe

    Não resisti e quis comentar novamente!

    Sobre o Estamira, há alguns programas passados, no Fantástico, um quadro chamado "Ser ou não Ser" apresentado pela filósofa Viviane Mosé, que eu particularmente adorava, (mostrava a filosofia de forma simplificada) chegou a falar desse documentário e dessa senhora, Estamira, que era declarada como ezquizofrênica, levantando um questionamento sobre o que então é normal?

    Questionava também a sociedade que deixa à margem pessoas como Estamira, outras tantas largadas em hospícios, em situações sub-humanas...entre outras tantas interrogações.

    Então...foi isso que eu vi...realmente a filosofia, nos faz refletir, parar pra pensar.
    QUESTIONAR!!  

  4. # Blogger regina gomes

    Elva e Alice

    Obrigada pelos comentários!
    Quanto às estrelinhas, somente reproduzi a classificação de Inácio Araújo (hehehe) Mas, se fosse cotar o filme daria *****, excelente! imperdível! maravilhoso!
    beijos e feliz 2007

    Regina  

  5. # Anonymous Anônimo

    Para minha amiguinha Elva...

    Segue link de um site bacana que podemos visualizar curtas na íntegra e gratuitamente, é bem legal!

    www.portacurtas.com.br

    Entre e aproveite!  

  6. # Blogger Fernanda Félix

    isto é... mais um filme na listinha né Regina????hahaha
    bjos!!  

  7. # Blogger Elva

    Hei Lice...
    gostei do site!
    muitooo obrigada

    uma pena q são pequenininhos...

    sinto falta da telona...
    (apaixonada por cinema, não adianta.. eheheheheh)  

  8. # Anonymous Anônimo

    é Elvinha...verdade..a tela é pequena, mas pelo menos podemos pegar as indicações e baixar no tamanho original...no Emule heheh!
    Coisa feia...Pirataria é crime!  

Postar um comentário

Busca


Blog GRACC

Um Blog coletivo sobre Crítica Cinematográfica, mantido pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Análise de Crítica de Cinema, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador.


  * E-mail GRACC


O GRACC faz:

 

 


 


Elenco
do GRACC

- Regina Gomes
- Caroline Martins
- Elva Fabiane
- Fernanda Félix
- Gustavo Ferreira
- Lucas Almeida



Memórias
 



XML



<BODY>