Entrevista com Saymon Nascimento



O blog do GRACC publica mais uma entrevista. Desta vez com o jovem crítico de cinema baiano Saymon Nascimento que atua em publicações eletrônicas como Nacocó e Coisa de
Cinema

GRACC - O que você pensa sobre a classificação ortodoxa das estrelinhas presente em quase toda a imprensa cinematográfica brasileira?

NASCIMENTO - As estrelinhas são apenas apoio para o texto, como uma fotografia, legenda ou linha-fina. Quem tem interesse no filme, lê o texto; quem quer dica de consumo rápida, procura as estrelas, da mesma maneira que um leitor apressado só passa os olhos nas manchetes de um jornal. Nada errado com isso - é só não levar a sério.

GRACC - Muito se questiona sobre a verdadeira função da crítica cinematográfica, se para esta é reservado o papel de avaliar, informar, entreter, ou ainda enquadrar-se enquanto arte. Para você, qual seria a função predominante da crítica na atualidade?

NASCIMENTO - Crítica é informação e avaliação - refletir sobre um filme e contextualizá-lo para o leitor. Para isso, o profissional não deve ser apenas um "achador", mas alguém que tenha repertório para fazer esse tipo de julgamento. Claro, cultura não garante boa avaliação, mas ajuda bastante. O entretenimento deve vir como em qualquer texto de jornal - tem que prender o leitor de maneira elegante.

GRACC – Você acha que hoje existe um "divórcio" entre a crítica e o público no Brasil?

NASCIMENTO - Não digo que existe divórcio, apenas padrões diferentes de avaliação. A boa crítica deve estar familiarizada com filmes mais exigentes, sem perder o olho para grandes pérolas de fácil acesso. O público que vai ao cinema em busca de diversão rápida quer que o filme seja simples, básico - e há grandes filmes feitos desse jeito, como há muita porcaria. Portanto, não acho que há divórcio, mas uma interseção entre o público cinéfilo/crítica e o público, digamos, comum.

NASCIMENTO - Essa impressão de divórcio talvez se justifique pelo número supostamente pequeno de filmes acessíveis que prestem, mas acho que isso é cíclico. Essa década, por exemplo, teve grandes filmes "fáceis". O King Kong de Peter Jackson não perde em nada para Elefante, de Gus Van Sant.

GRACC – O que você pensa sobre a descentralização dos espaços da crítica de cinema que hoje migrou, sobretudo, para a internet?

NASCIMENTO - Acho excelente. Críticos como Ruy Gardnier, por exemplo, foram revelados na rede e estão entre os melhores do país, contando com os críticos de "jornalão". Outros, como Marcelo Miranda e Kléber Mendonça Filho até escrevem em jornal, mas se tornaram conhecidos por meio de sites. O grande André Setaro, por exemplo, passou a ser muito lido fora da Bahia. Tem gente que reclama da qualidade desses textos, mas não me parece haver uma desproporção entre críticos bons e ruins maior do que na grande imprensa. Ao contrário, essa geração digital têm acesso a um número muito maior de filmes, e deve chegar aos 40 anos com uma bagagem cinematográfica que a maior parte dos críticos de hoje não tem.

GRACC– O jornalista Daniel Piza (Jornalismo Cultural, ed. Contexto, 2004) afirmou que a relação da crítica de cinema com a produção nacional passou, desde 1994, por um certo paternalismo e "confundiu-se a satisfação por ver sua retomada com mérito verdadeiro de cada um dos filmes". Qual a sua opinião sobre o relacionamento entre a crítica e o cinema da retomada?

NASCIMENTO - Acho normal que, depois de um tempo sem filmes, os primeiros a romper a bolha sejam saudados em excesso. Normal, mas não justificável: crítico não deve ver qualidade onde ela não existe. De qualquer jeito, esse entusiasmo não durou muito. Não acho que, em geral, a crítica tenha sido condescendente com o cinema brasileiro pós-retomada. Até mesmo filmes aclamados no resto do mundo encontraram oposição forte por aqui, como Cidade de Deus.

GRACC– Como você avaliaria a crítica de cinema no Brasil?

NASCIMENTO - Como já disse, acho que vivemos um momento promissor com essa nova geração de críticos, que deve melhorar o nível geral, mesmo que não produza nenhum Moniz Vianna ou José Lino Grunewald. Esses críticos de cultura universal parecem cada mais raros, e isso não deve mudar, mas pelo menos teremos um número maior de bons críticos. Acho que, no geral, temos poucos críticos excelentes, e uma maioria mediana.

1 Comentário(s) para “Entrevista com Saymon Nascimento”

  1. # Blogger Caroline Martins

    Me parece que, em relação à Crítica Cinematográfica, Saymon possui uma visão otimista mas ainda com ressalvas. As suas respostas têm um tom de lucidez frente à crítica de cinema. Acho bom esse posicionamento. É inútil seguirmos uma concepção saudosista sem atentar que os tempos mudaram. A internet está aí, é inevitável fechar os olhos para a gradativa representatividade que ela vem tendo para a sociedade. Se adaptar a ela será quase que uma imposição...é aquela historinha antiga: sobrevive quem melhor se adaptar. bj e qj.  

Postar um comentário

Busca


Blog GRACC

Um Blog coletivo sobre Crítica Cinematográfica, mantido pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Análise de Crítica de Cinema, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador.


  * E-mail GRACC


O GRACC faz:

 

 


 


Elenco
do GRACC

- Regina Gomes
- Caroline Martins
- Elva Fabiane
- Fernanda Félix
- Gustavo Ferreira
- Lucas Almeida



Memórias
 



XML



<BODY>