Exposição Fotográfica "Boneca sai da caixa"

Imagens de corpos migrantes, figurações que retratam identidades nômades, sem fronteiras claras, que se recusam às classificações e aos modos socialmente aceitos de pensamento e de conduta. Corpos sexuados que posam para uma câmara amável, que convida a um recorrido não convencional. Fotos que mostram corpos de interface, corpos como mosaicos de peças desmontáveis, brinquedos de armar...

Boneca sai da caixa anuncia o título da exposição fotográfica realizada pelos monitores do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA, com vernissage marcado para o dia 3 de abril, no Instituto Cervantes.

Boneca, sai da caixa! Quase uma ordem para sair a brincar um jogo que nem sempre é risonho, por que mobiliza também intolerância, pré-conceito e violência.

As imagens desta mostra se comprometem com a paródia, com sua força política, com belezas deslocadas, com corpos em estado de tradução permanente. Os retratos deste jogo têm a possibilidade de oferecer pistas para pensar formas alternativas de estar no mundo, de amar, de ser viajantes do desejo.

Não é preciso ir longe nem sair de mala e cuia. Podemos ser nômades sem sair de casa, apenas jogando o jogo das máscaras, do faz de conta, como neste pequeno teatro montado em paralelo à Parada Gay de Salvador do ano passado. Atores cujas fantasias - cheias de detalhes, brilhos, lantejoulas e paetês – nos dizem que o verdadeiro está na aparência. Posaram sem pudores pelo prazer de anunciar que são o que escolheram ser e que máscaras não são caretas. Poderemos, algum dia, olhar para essas fotos como retratos das diferenças e não como desvios?

Pelo direito de ser, de existir e, principalmente, de brincar para além do dia da Parada Gay, as imagens produzidas por estes jovens fotógrafos podem ser visitadas todos os dias, entre 3 e 30 de abril, das 8 às 19 horas no salão de artes do Instituto Cervantes, situado na Ladeira da Barra. Por último, mas não menos importante, há de se destacar o patrocínio da Trans Serv, empresa de transportes gay friendly, sem a qual esta exposição não seria possível.

Graciela Natansohn



Contatos
Coordenação e curadoria: José Mamede (mamede@ufba.br / 9962-8389)
Produção: Nara Pino (luizapino@gmail.com / 8714-1917)


A Boneca na Mídia:


http://mixbrasil.uol.com.br/mp/index.shtml
http://mixbrasil.uol.com.br/mp/upload/noticia/4_63_65890.shtml

http://www.cultura.ba.gov.br/noticias/plugcultura/exposicao-fotografica-boneca-sai-da-caixa

http://www.athosgls.com.br/noticias_visualiza.php?contcod=22967

http://nabahiacontece.blogspot.com/2008/03/exposio-fotogrfica-boneca-sai-da-caixa.html

http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2008/marco/terca18/fotos

http://revistadom.wordpress.com/2008/03/19/as-fotos-os-livros-e-as-muitas-baladas/

http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=853776

http://revistafraude.blogspot.com/2008/03/boneca-sai-da-caixa.html

http://revista-lupa.blogspot.com/2008/03/novidade.html


1ª Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades

De 3 a 11 de abril, acontece a 1ª Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades, que reunirá, em Salvador, longas de ficção e documentários produzidos na Espanha, Brasil e Argentina. Os filmes serão exibidos no Instituto Cervantes, no circuito SALADEARTE (UFBA e Museu Geológico da Vitória) e na Sala Walter da Silveira.

Estréias em salas baianas - Nesta primeira edição, a curadoria realizada por Rodrigo Barreto compôs um quadro diversificado do tratamento da sexualidade no cinema, selecionando obras com personagens e temáticas homossexuais, bissexuais e transexuais. O evento marcará a estréia, em salas baianas, de três filmes bastante aguardados: os nacionais "Onde Andará Dulce Veiga?", e o documentário "Uma Questão de Gênero" e o filme argentino "XXY".

"Onde Andará Dulce Veiga?" representa o retorno do cineasta Guilherme de Almeida Prado às telonas, que também dirigiu Perfume de Gardênia (1992) e A Hora Mágica (1998). O roteiro de "Onde Andará Dulce Veiga?" é de 2002, baseado em romance de Caio Fernando Abreu, que era grande amigo do diretor. O filme porém estreou no Festival do Rio de 2007 e não chegou à Bahia. Originalmente o filme não chegaria às telas baianas. A Mostra Possíveis Sexualidades não apenas irá exibi-lo como trará ainda o diretor Guilherme de Almeida Prado virá para discutir as intersecções entre o cinema e a obra de Caio Fernando Abreu.

"XXY" também foi bastante comentado quando lançado por conta de sua abordagem sensível da temática da intersexualidade (o protagonista, Alex, tem os dois sexos desenvolvidos). A diretora de "XXY", Lucía Puenzo é filha do único diretor argentino a ganhar o Oscar, Luis Puenzo, com "A História Oficial" (1985). "XXY" estreou com sucesso no Brasil durante a 31ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano passado. "XXY" ganhou o prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2007 e foi escolhido como representante da Argentina na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira, mas acabou não sendo selecionado.

"Uma Questão de Gênero", documentário do publicitário e ator Rodrigo Najar também estreiará na Mostra. O documentário trata dos gêneros pelo olhar de sete transexuais das mais diversas regiões do Brasil e com idades que variam de 19 a 37 anos. Tais histórias passam pelo mesmo ponto de intersecção: a aceitação pela sociedade e o reconhecimento do gênero a que pertencem. É o primeiro documentário de Rodrigo Najar. (http://umaquestaodegenero.blogspot.com)

Exposição fotográfica - No dia 3, no Instituto Cervantes, a Mostra terá início com a exposição fotográfica "Boneca Sai da Caixa" do Labfoto-UFBA. A exposição fotográfica é uma homenagem aos personagens que marcam presença na Parada Gay. Por meio de um registro esteticamente bem cuidado, pretende mostrar os melhores ângulos daqueles que, com suas fantasias, contribuem para tornar realidade uma cultura da paz e da promoção dos direitos humanos. As imagens foram produzidas em estúdio montado no Teatro Castro Alves, durante a Parada Gay em setembro de 2007, na cidade de Salvador.

Mesas de discussão - No dia 4 de abril, segundo dia da Mostra, ocorrerá a mesa de discussão Por que cinema gay? – Alternativas além do rótulo, com Denilson Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e pesquisador dos "queer studies", Miguel Albadalejo, diretor do badalado filme espanhol "Filhote" (2004) e Rodrigo Barreto, curador e co-idealizador da Mostra Possíveis Sexualidades. Mais tarde, no mesmo dia, o professor Denilson Lopes ainda lançará o seu livro A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens.

No dia 5, ocorrerá a segunda mesa O cinema e a obra de Caio Fernando Abreu: possíveis interseções. Nesta mesa estarão presentes os acadêmicos Thiago Soares, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em literatura também pela UFPE e doutorando da Federal da Bahia, e Leandro Colling, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Facom/UFBA, pesquisador dos "queer studies", além do cineasta Guilherme de Almeida Prado.

As exibições serão gratuitas no Instituto Cervantes e serão cobrados preços populares no circuito SALADEARTE e na Walter da Silveira.

A Mostra é patrocinada pelo Fundo de Cultura da Bahia - 2007 Programa de Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura do Governo da Bahia.

Temos imagens (stills) em alta resolução (300dpi) do filmes, logomarca também em alta resolução e spot de TV à disposição da imprensa. A Programação completa da Mostra está em anexo. Os curricula dos membros das mesas estão também em anexo.

Atenciosamente,



--
João Barreto (71) 8744-4807
Assessor de Comunicação
Mostra Possíveis Sexualidades
www.possiveissexualidades.wordpress.com

0 Comentário(s) para “1ª Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades / Exposição Fotográfica "Boneca sai da caixa"”

Postar um comentário



<BODY>