Uma câmera na mão continua valendo.
4 Comentário(s) Publicado por Caroline Martins em quarta-feira, abril 18, 2007.Não ter orçamento suficiente para o apoio das questões cinematográficas, no Brasil, se tornou mais clichê que a bandeira dos EUA nos filmes norte-americanos e que as gueixas nos filmes orientais. Mais que um obstáculo, principalmente para o cinema “não-comercial”, muitas vezes isso se transforma em impedimento, em impossibilidade de realização, podando o aparecimento de bons filmes, de potenciais diretores, de grandes produções. Contudo, podemos dar um “Ufa!” por existirem grupos que se desvencilham dessas barreiras e produzem filmes geniais, como é o grupo Trauma (Tentativa de realizar algo urgente e minimamente audacioso). Uma de suas realizações é o filme “Cama de Gato”, de Alexandre Stockler, produzido com o investimento de R$13.000 e contando como um de seus personagens centrais o ator global Caio Blat. O filme, um tanto polêmico pelos quase 17 minutos de exibição da cena de estupro, vem trazer à tona o perfil dos jovens paulistanos, da classe média-alta da década de 90, ávidos por diversão a qualquer custo. O filme é uma ficção acrescida de passagens documentais e adquire uma conotação bastante original por se despreocupar com a técnica e a linearidade da trama e dos personagens. Vale mencionar ainda que "Cama de Gato" foi considerado, por algumas críticas, como o "Laranja Mecânica" brasileiro. E, independentemente de a comparação ser válida, "Cama de Gato" é autêntico e pode ser considerado um sobrevivente, em grande estilo, às condições cinematográficas do Brasil. Um viva ao "Cama de Gato"!!!
Carol,
Valeu pelo post. o primeiro a gente nunca esquece.
Quanto ao filme, já esta na minha lista de "necessários" para o próximo feriado.
Bjs
Regina
13.000 só??????? pensei q só isso fosse o cache de caio blat fazendo desconto hehehee
Pois é...na realidade a utilização de orçamentos curtos (não por opção, mas por uma mistura de imposição e adaptação)pelo grupo TRAUMA, o qual Alexandre Stockler faz parte, tem como missão a tentativa de justamente não se retrair por conta da falta de apoio. Vale dar uma olhada no site deles...é sempre bom prestigiar essas iniciativas que (de acordo com a minha opinião) dão certo.
www.trauma.art.br
Olá,
estamos avisando para todos do lançamento na Mostra Internacional de Cinema de SP do camadegato.doc, uma sequência natural do filme de ficção Cama de Gato de Alexandre Stockler, um documentário longa metragem com a direção de Alberto Bandoni a.k.a. Bbandone, mais uma realização do T.R.A.U.M.A. e A Exceção e a Regra produções artísticas.
Veja no site da mostra:
http://www2.uol.com.br/mostra/32/p_exib_filme_424.shtml